05/08/2024 1º título de eleitor: professor explica por que tirar documento aos 16 e 17 anos

1º título de eleitor: professor explica por que tirar documento aos 16 e 17 anos

da mrbet: Termina amanhã, 8 de maio, o prazo para adolescentes de 16 e 17 anos tirarem o primeiro título de eleitor. O documento ainda não é obrigatório nessas idades, mas, ao tirá-lo, os jovens já podem começar a exercer suas escolhas de forma democrática.

da pinup bet: As próximas eleições municipais brasileiras serão realizadas no dia 6 de outubro (1º turno) e no dia 27 de outubro (2º turno).Os eleitores escolherão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Notícias relacionadas’Enem dos Concursos’ será adiado em todo o Brasil, diz governo federalEnchentes no Rio Grande do Sul: entenda causas e consequênciasFamília de menino que morreu após agressão em escola é alvo de ameaças

No Brasil, o voto é obrigatório e todos os brasileiros entre 18 e 70 anos precisam escolher os seus representantes. Entretanto, jovens de 16 e 17 anos podem exercer seus escolhas de forma facultativa, ou seja, já têm o direito de votar.

Por que tirar 1º título de eleitor aos 16 ou 17 anos?

O professor Luis Felipe Valle, de Atualidades e Geografia do Colégio Oficinado Estudante, comenta que oexercício democráticoé um direito importante garantido aos cidadãos e cidadãs que já completaram 16 anos,principalmente, para aqueles jovens que já começaram a desenvolver uma percepção crítica sobre arealidade.

“Tirar o 1º título de eleitor aos 16 ou 17 anos é uma oportunidade de expressar desejos, expectativas e reivindicar aquilo queconsideram justo e necessário para o lugar onde estão inseridos, seja o município, a unidadefederativa ou o país”

Luis Felipe Valle

Valle acredita que o jovemexercer o voto aos 16 ou 17 anos não é o final, mas o começo de um processo. Na opinião do profissional, avitória de uma candidata ou

candidato, portanto, não equivale à final de um campeonato ou torneio.

Com o resultado das eleições, segundo o professor, o adolescentepode verificar se candidato vencedor cumprirá o compromisso assumido com a população, mesmo que não tenha votado nesse político.

“A ideia é que o adolescente acompanhede perto o candidato eleitoa fim de garantir que seu mandato sejaexercido com transparência, competência e honestidade, zelando pelos direitos e interesses dapopulação”, acredita.

Saiba mais:

Jovens que já tiraram 1º título de eleitor

Dois alunos do 3º ano do ensino médio, com 17 anos, já tiraram o título de eleitor. O primeiro já votou nas eleições presidenciais de 2022. Já a segunda acabou de tirar o documento e está na expectativa para votar pela primeira vez.

Influência na decisão do voto

Giovanni Perlato votou nas eleições de 2022 e comenta que foi tudo muito novo euma experiência muito boa. “Minha primeira eleição foi degrande repercussão, bateu um sentimento de friozinho na barrigana hora de ir na urna, mas valeu muito a pena ter participado!”.

O adolescente comenta que tudo influenciou na sua decisão nas eleições passadas, mas, na sua opinião, o que mais interferiu na suadecisão foi ver os planos de governo dos principais candidatos e deseus partidos.

“Meus conselhospara quem tirou o 1ª título de eleitor e vai votar pela primeira vez são: assista aos debates, leia asentrevistas e tudo que sai nas mídias”

Giovanni Perlato

Uma forma de expressar a democracia

Maria Eduarda Bourg, de 17 anos, também aluna da 3ª série do Ensino Médio, acabou de tirar o documento e irá votar pela primeira vez naseleições municipais do dia 6 de outubro.

Para a adolescente, é importanteparticipar, mesmo quede maneira indireta, da política. A estudante está muito feliz em poder contribuir com a democracia e estáesperançosa.

“O ato individual de votar tem impacto coletivo, afinal, éuma forma de expressar a democracia e é meu dever como cidadã, além de estar o meu futuro e daminha geração em jogo. Espero que tenhamos candidatos justos que trabalhem com propostas reaisfavorecendo todas as camadas da sociedade”

Maria Eduarda Bourg

Como tirar o título de eleitor?

Para tirar o título de eleitor, o estudante deve ter acesso à internet e fazer o prcoessopor meio do sistema TítuloNet.

Conforme este artigo, basta acessar a página e selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher os campos indicados. Nessa etapa, é necessário informar dados pessoais, como o nome completo, endereço de e-mail, número do RG e local de nascimento.

Para comprovação, o sistema solicita o envio dos seguintes arquivos:

  • selfie do solicitante segurando um documento oficial com foto;

  • documento de identificação (frente e verso);

  • comprovante de residência;

  • comprovante de quitação com o serviço militar, para homens entre 18 e 45 anos.

As imagens devem estar legíveis para que a Justiça Eleitoral aprove a solicitação do documento.

O título de eleitor pode ser impresso pelapágina de Autoatendimento do Eleitor, na qual consta um QR Code para certificação do documento. O documento também pode ser acessado virtualmente pelo e-Título.

Créditos das imagens:

[1] Shutterstock

[2] Divulgação colégio e curso Oficina do Estudante

Por Silvia Tancredi

Jornalista

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Classificado como: